Pedrógão Grande investe 1,3 milhões na variante à Vila Facaia

Melhorar a acessibilidade, a segurança e o desenvolvimento da freguesia de Vila Facaia, o Município de Pedrógão Grande está a executar a construção de uma variante que ligará o Itinerário Complementar nº 8 (IC8) àquela freguesia. Uma obra orçada em mais de 1,3 milhões de euros, sendo co-financiada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e por um Contrato-Programa com a Secretaria de Estado da Administração Local.

Segundo a autarquia presidida pelo social-democrata João Marques, a actual via de comunicação atravessa “todo o aglomerado populacional de Vila Facaia, de Sul para Norte”. “Começa no Pé da Lomba, passa por Vila Facaia e termina nos Moleiros, sendo condicionada pelos edifícios existentes que a transformam numa via, sinuosa, com pouca fluidez, condicionada pela passagem dos veículos pesados, sem outra alternativa viável, e, desta forma, perigosa também para os peões”, acrescenta.

Daí que a nova variante, já em construção, “irá resolver os problemas de acessibilidade destas localidades, indo de encontro aos anseios da população local, que esperam desta via, mais segurança e desenvolvimento para toda a freguesia de Vila Facaia”, refere a autarquia, adiantando que a infra-estrutura irá permitir a expansão do núcleo urbano da sede de freguesia.

A ligação do nó IC8, de Adega a Vila Facaia tem a extensão total de 3.957,03 km. Tem início na saída da localidade de Adega, passando do lado Nascente de Vila Facaia, entre as localidade de Casal D’ Além e do Casal do Porto, até atingir o CM 1158 e alcançar a EN236-1no Alto da Alagoa. “Desta forma servirá, não apenas a população do concelho de Pedrógão Grande, como também, a população do concelho de Castanheira de Pêra”, considera a autarquia liderada por João Marques.

A autarquia realça a forma como a população local cooperou e colaborou no processo de expropriação “amigável” dos terrenos que foram ocupados pela construção da variante. “Esta cooperação, demonstra a importância desta via para os munícipes destas localidades que, há acerca de duas décadas, ansiavam por esta infra-estrutura e que agora se torna uma realidade”, acrescenta.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Pedrógão Grande investe 1,3 milhões na variante à Vila Facaia

  1. Rui Lima says:

    De realçar sempre tudo o que atraia mais valias para aquelas terras tão esquecidas. Um bem haja para quem assim pensa e assim realiza.
    Tragam de novo as pessoas aos seus locais de origem.

Deixe um comentário