Governo prepara fusão dos hospitais de Leiria e Pombal

O Governo está a preparar a criação do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal, resultante da fusão dos Hospitais de Santo André e do Hospital Distrital de Pombal. A decisão deverá ser tomada em breve.

Aquela decisão resulta da aplicação da medida já contemplada no programa do Governo, que estabelece a concentração de recursos – financeiros, tecnológicos e humanos – e a compatibilização dos desígnios estratégicos para a afirmação, autonomia e sustentabilidade dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Por outro lado, a criação de centros hospitalares está prevista no Decreto-Lei nº 284/89, de 26 de Julho, e baseia-se numa lógica de racionalidade do aproveitamento de recursos e de cumprimento escrupuloso de critérios de qualidade na prestação de cuidados que contribuem para que cada unidade hospitalar cresça e se afirme num cenário de inovação tecnológic, sofisticação de gestão e solidez financeira.

O Governo pretende, desta forma, aproveitar a colaboração e a cooperação já existente, em diversos programas, entre as respectivas unidades de saúde envolvidas, para se alargar a outros domínios que implicam a reorganização de serviços, tais como os serviços de urgências e maternidades.

Com a fusão dos hospitais de Leiria e Pombal, teve em conta a sua proximidade geográfica, e pretende, também, melhorar a prestação de cuidados de saúde, garantindo às populações qualidade e diversificação da oferta, universalizar o acesso e o aumento da eficiência dos serviços.

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe um comentário