Curso de Modelista de Vestuário encerra em Castanheira de Pera

 As formandas do curso «O Renascer das Vontades – Castanheira tem futuro» assinalarão hoje, 13 de Janeiro, o encerramento da formação, na Casa do Tempo, naquela vila do Norte do distrito de Leiria. Aquele curso de Educação e Formação de Adultos foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Têxteis do Centro em parceria com a Câmara Municipal de Castanheira de Pera.

Co-financiado pelo Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), o curso atribui às formandas a certificação em Modelista de Vestuário para além de as habilitar com o nível secundário (12º ano de escolaridade).

A sessão de encerramento do projecto formativo decorrerá a partir das 15 horas na Casa do Tempo e deverá contar com a presença de Rui Siolhais, gestor do POPH, para além do presidente da autarquia local, Fernando Lopes, que apresentará o resultado da parceria estabelecida com o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis do Centro no âmbito da formação ministrada.

Será apresentada, ainda, a marca «Princesa Peralta», a cargo das formandas daquele curso.

Após a entrega dos respectivos diplomas, será efectuada uma visita à exposição de trabalhos que estará patente ao público até final do mês de Janeiro naquele espaço cultural castanheirense.

De referir que aquela formação surge perante a preocupação daquele Sindicato em encontrar alternativas para fazer face aos novos desafios da economia e minimizar o impacto do desemprego na região.

Para aquela estrutura sindical, «o mercado de trabalho de hoje já não é igual ao mercado de ontem» até porque «a globalização da economia alterou o ciclo da vida profissional e o receio de ser despedido ou de não ser absorvido».

«A perspectiva de ter um emprego para a vida tende a esbater-se dia após dia e, num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, termos como educação continuada, desenvolvimento profissional, formação permanente, requalificação profissional representam instrumentos estratégicos para lidar com as alterações do mundo laboral e com a crise do emprego», refere o Sindicato, acrescentando que a relação entre formação e emprego é evidente e é no enriquecimento dos conhecimentos, no aperfeiçoamento das competências que as pessoas asseguram as condições para continuar o seu trajecto de vida e para reencontrar o seu lugar neste “novo” mercado de trabalho».

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe um comentário