Presidente da Assembleia Municipal afirma que hospital “está em maus lençóis”

O presidente da Assembleia Municipal de Pombal considera que o Hospital Distrital de Pombal “está em maus lençois”, face à saída de médicos e ao descontentamento de outros profissionais de saúde.

José Grilo aproveitou a última Assembleia Municipal, realizada ontem à tarde no Louriçal, para intervir, em seu nome e em nome do social-democrata João Coucelo, ausente da sessão, para tecer críticas à gestão daquela unidade de saúde.

Para o médico, que exerce funções no Centro Hospitalar de Coimbra (Covões), o Hospital Distrital de Pombal “acabou de perder dois excelentes internistas e outros três ameaçam seguir o mesmo caminho”. Fazendo referência ao Serviço de Medicina, chefiado pelo próprio João Coucelo.

E segundo José Grilo, “se os médicos internistas saem, as urgências fecham”.

Ainda na sua intervenção, o autarca disse que sabe “perfeitamente” o “valor das urgências no hospital de Pombal”, acrescentando que “por cada doente que o hospital de Pombal transfere para ser internado nos Covões dá um prejuízo de 300 euros por dia ao Estado”.

José Grilo criticou, ainda, o facto do Hospital Distrital de Pombal “não ter uma área definida, podendo enviar doentes para onde quiser, ou para Leiria, ou para os Hospitais da Universidade de Coimbra, ou para os Covões”.

O presidente da Assembleia Municipal referiu, também, que o conselho geral do hosptial, que reúne representantes autárquicos, ainda não tomou posse nem entrou em funcionamento. “Deixem que a democracia entre naquela casa”, disse.

José Grilo lamentou que a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) não tenha, ainda, dado resposta a um pedido da Assembleia Municipal, na sequência de uma solicitação apresentada por João Coucelo, sobre a estratégia das estruturas de saúde para o concelho de Pombal. E anunciou que irá agendar para uma próxima sessão da Assembleia Municipal um ponto para discussão da “Saúde em Pombal”. “Nem que tenha de agendar uma sessão extraordinária”, disse.

“INTERVENÇÃO ALARMISTA”

Entretanto, o presidente da Concelhia do Partido Socialista de Pombal já lamentou o “ataque político” que José Grilo fez à administração do Hospital Distrital de Pombal (HDP), não compreendendo as causas para tal.

Adelino Mendes, que falou aos jornalistas no final da Assembleia Municipal, referiu que o Conselho de Administração do HDP “é competente para resolver os problemas”, sobretudo o da falta de médicos que “outros hospitais do país também sentem”.

O socialista relembra que aquando da reorganização da rede de urgências hospitalares, o HDP manteve a sua urgência “tendo até aumentado os serviços prestados”.

Para Adelino Mendes, a intervenção de José Grilo que disse estar a transmitir uma mensagem de João Coucelo, “é alarmista e revela falta de seriedade”.

Por outro lado, recorda que “deveria ter sentido de responsabilidade e estar solidário com o Conselho de Administração do hospital”, tendo em conta que é médico.

Adelino Mendes refere que a Administração do HDP, recentemente empossada, tem realizado um “excelente trabalho” e possui “projectos interessantes para a cirurgia e urgências” para além de estar a reformular o seu plano director.

O líder concelhio dos socialistas afirma, ainda, que em Pombal estão a ser feitos “esforços ao nível da melhoria dos serviços de saúde”, tanto no âmbito do Hospital, como do Centro de Saúde. E anuncia que, segundo informações que possui, é intenção da ARSC avançar com a ampliação do Centro de Saúde de Pombal, solucionando a falta de espaço nas instalações actuais.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

8 Responses to Presidente da Assembleia Municipal afirma que hospital “está em maus lençóis”

  1. Nuno Carrasqueira says:

    Realmente lamentável esta administração…

    • lf says:

      joao coucelo até já pediu a demissao, assim com os outros directores

    • Falcão says:

      Sr Director porque demora tanto tempo a aprovar os comentários?

      • ncentro says:

        Caro leitor
        Tentámos contactá-lo por diversas vezes para o endereço electrónico indicado, e uma vez que as referidas mensagens nos são devolvidas, pressupomos que se trata de um email falso, e portanto sem “rosto”.
        Uma vez que decidimos publicar/aprovar comentários devidamente identificados (mesmo que salvaguardando o anonimato perante o público) não poderemos satisfazer o seu pedido.
        Com os melhores cumprimentos
        A Direcção do Notícias do Centro

  2. Pingback: “Os pombalenses podem estar tranquilos com o funcionamento do seu hospital” « Noticias do Centro

  3. JL says:

    mais informção: os directores de serviço pediram todos a demissão

  4. JL says:

    ela quer destruir tudo

  5. JL says:

    pede-se à populção de pombal ajuda, senão ficam sem hospital

Deixe um comentário