Pombalense eleito reitor da Universidade de Coimbra

O novo reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, hoje eleito, quer colocar a instituição a servir, cada vez mais, de “motor do desenvolvimento do país”.

“Espero conseguir que a Universidade de Coimbra se torne ainda mais um motor do desenvolvimento do país. Do conhecimento, mas também do ponto de vista do desenvolvimento económico, social e cultural”, declarou à agência Lusa.

Para este docente e director da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), “a esperança para o país é o conhecimento avançado e esse está essencialmente nas universidades”.

“Se não for o conhecimento avançado não há muita esperança para o desenvolvimento de Portugal, e nós temos essa obrigação. Penso que vamos conseguir responder a essa necessidade que o povo português nos está a colocar em frente”, sustentou.

Reportando-se à situação de crise financeira do país, disse que no governo da Universidade de Coimbra essa também vai ser “uma preocupação central”.

Para atingir o objectivo de colocar a UC mais ao serviço do país e afirmá-la internacionalmente, a aposta será na qualidade.

“O que vou colocar no centro de todas as preocupações é a qualidade. O meu objectivo é que a Universidade de Coimbra seja reconhecida como a universidade com maior qualidade em Portugal”, sustentou.

Na sua perspectiva, as grandes instituições são aquelas que atraem os melhores alunos, e de várias proveniências, e a UC tem de ser capaz de “afirmar ainda mais essa marca, que já vem de longe, mas tem de responder aos novos desafios”.

Sobre a sua equipa reitoral, que diz já ter em formação, revela que a sua constituição vai sofrer alterações.

“Terá algumas inovações, evoluções. É preciso ir acompanhando os tempos. Não se trata de nenhuma rutura”, sublinhou, ao mesmo tempo que se declarava satisfeito por abraçar “um grande desafio”, que o entusiasma, no qual se quer “lançar de alma e coração” contando “com todos para ajudar na evolução”.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra, composto por 35 elementos, deu hoje preferência ao projecto apresentado por este docente e director da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), atribuindo-lhe 18 votos, em detrimento do de Cristina Robalo Cordeiro, de Letras, e vice-reitora cessante, que recebeu 16 votos.

João Gabriel Silva, nascido em 1957 em Pombal, concluiu a licenciatura em 1980 na UC e doutorou-se oito anos depois. É director da FCTUC desde 2009.

Em 1998 integrou a equipa que venceu o prémio de ideias de negócio com o projecto “Critical Software – Tecnologias de Informação para Sistemas Críticos”, que deu origem ao grupo empresarial com o mesmo nome.

Além de João Gabriel Silva e Cristina Robalo Cordeiro apresentaram as candidaturas ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra Krzysztos Sliwa, dos EUA, e Michael Mkasu, do Bahrein.

Sliwa desistiu após saber que não seriam pagas as suas deslocações a Coimbra para apresentar o seu projecto e Mkasu viu a candidatura recusada por não cumprir os requisitos do concurso.

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Pombalense eleito reitor da Universidade de Coimbra

  1. Joel says:

    Boa conterrâneo!
    Gostei do projecto que ele tem.

Deixe um comentário