Pombal quer ser exemplo do sucesso escolar em 2020

Dia da EducaçãoPombal quer assumir o desafio de ser, em 2020, um exemplo do sucesso escolar. A garantia foi dada ontem por Diogo Simões Freire, director-geral da Associação de Empresários para a Inclusão Social (EPIS), com quem o município estabeleceu uma parceria.

Ao intervir na sessão do Dia da Educação, que pretendeu essencialmente dar as boas vindas aos educadores e educadores que irão desempenhar funções no concelho durante o ano lectivo que agora se inicia, aquele responsável considerou que “o desafio de Pombal é posicionar-se nas melhores práticas europeias” com vista a “construir um concelho que tenha a custo prazo uma taxa de retenção escolar zero”.

Na opinião de Diogo Simões Freire, o que se tem a fazer “é recuperar os alunos com problemas” mas sobretudo “agir por antecipação” numa lógica de “prevenção”.

Antes, a delegada regional da Direcção Geral dos Estabelecimentos de Ensino (DGEstE), Cristina Oliveira, salientou Pombal como “um concelho que tem progredido em matéria de indicadores de sucesso”. Citando estatísticas referentes ao ano lectivo 2012-13, aquela responsável afirmou que o concelho “registou taxas de retenção e de desistências inferiores à média nacional no ensino básico”.

Contudo, já no que se refere ao ensino secundário a situação é diferente, com o registo de taxa “ligeiramente acima da média nacional” o que levou Cristina Oliveira a referir que “a aposta deverá centrar-se” naquele nível de ensino.

A representante do Ministério da Educação na região Centro está convicta que o contributo da EPIS “dará boas pistas de trabalho” para que os professores “possam continuar a promover e desenvolver as suas actividades com sucesso”.

Até porque, na sua opinião, “não há melhor reconhecimento público para um professor do que o sucesso alcançado pelos seus alunos”.

Também o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, realçou a “grande importância” daquela parceria com os Empresários para a Inclusão Social. Designadamente para “auxiliar os professores em matérias que nem sempre são da sua responsabilidade”, disse.

Por outro lado, o autarca destacou o trabalho de vários agentes, não só das escolas mas também dos clubes, filarmónicas e associações, entre outros, que “ajudam a construir homens”.

O Dia da Educação contou, ainda, com as intervenções de Nuno Couto (presidente do Grupo Desportivo da Ilha) e Nuno Bettencourt Mendes (director pedagógico do Conservatório de Música David de Sousa) que abordaram as temáticas “Técnicas motivacionais no desporto” e “Música e harmonia pessoal na educação das crianças”, respectivamente.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: